Blog
A intolerância à lactose, ou má digestão da lactose, altera a microbiota intestinal(disbiose), aumenta a permeabilidade e favorece a produção de citocinas inflamatórias, esse quadro resulta na má absorção de nutrientes que serão importantes no funcionamento da tireoide e na formação dos hormônios tireoidianos. A absorção da tiroxina, T4, também se dá no intestino (jejuno, íleo e em menor porção no duodeno). O quadro de inflamação crônica de baixo grau também está diretamente associada à diabetes, doenças autoimunes, obesidade, entre outras, além da má alimentação. Essa condição de exposição à inflamação crônica de baixo grau, por favorecer a disbiose, altera não só a funcionalidade da tireoide, como predispõe a outras doenças e sintomas.
A intolerância à lactose pode ser uma das causas da Tireoidite de Hashimoto (doença autoimune), esta doença também tem como gatilhos, além dos fatores ambientais(estresse, alimentação, poluentes, etc..), fatores endógenos e genéticos. No presente estudo, por meio de uma microscopia eletrônica os autores observaram alterações morfológicas das células do intestino e aumento da permeabilidade intestinal em pacientes não celíacos com Tireoidite de Hashimoto em comparação ao grupo sem a doença, porém, essas alterações podem ser consequências da intolerância à lactose o que é muito frequente nesses pacientes. Os estudos ressaltam a importância de se investigar a intolerância à lactose e a restrição desse carboidrato em pacientes com disfunção tireoidiana: hiper/hipotireoidismo e Tireoidite de Hashimoto.
Dessa forma, tratam-se de estudos que reforçam a relevância da saúde intestinal no tratamento e na diminuição do risco do desenvolvimento de várias doenças e sintomas, porém, outros fatores também devem ser levados em consideração, como excesso de frutose de alimentos industrializados, como xaropes, adoçantes, refrigerantes, doces, etc., baixo consumo de fibras e de antioxidantes, sedentarismo, baixa ingestão de água, alto consumo de carboidratos de alta carga glicêmica, entre outros. Uma alimentação inadequada e desprovida de nutrientes desencadeiam processos inflamatórios, que, em longo prazo, irão promover os desequilíbrios orgânicos.
CELLINI, M. et al. Systematic Appraisal of Lactose Intolerance as Cause of Increased Need for Oral Thyroxine.The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, Volume 99, Issue 8, 1 August 2014, Pages E1454–E1458.
Asik, M. et al. Decrease in TSH levels after lactose restriction in Hashimoto’s thyroiditis patients with lactose intolerance. Endocrine (2014) 46:279–284.
Heckl, S. Evidence of impaired carbohydrate assimilation in euthyroid patients with Hashimoto’s thyroiditis. European Journal of Clinical Nutrition (2015), 1–7
Compartilhe:
© 2014. Anna Cláudia Loyola - Nutricionista.
As informações contidas neste site não caracterizam um atendimento. É importante considerar os aspectos individuais para que o tratamento seja melhor direcionado.