Blog

Emagrecimento

A estratégia alimentar padrão para o emagrecimento é a restrição calórica (RC), no entanto, ela demonstra ser mais eficaz para a perda de peso inicial e menos eficaz para a manutenção da perda de peso em longo prazo devido às baixas taxas de adesão e as adaptações fisiológicas.

A alimentação com restrição de tempo (ART), consiste em uma mudança primária de comportamento para restringir o tempo de alimentação a uma janela diária de 4–12 horas, a ART tenta melhorar a ritmicidade circadiana e otimizar a função metabólica por meio de uma programação alimentar diária consistente, consolidada e restrita ao dia biológico, ou seja, comer no período ativo tem menor adiposidade do que comer no período noturno. A ART também pode promover a perda de peso, mesmo sem tentativas abertas de restringir a energia.

Por exemplo, enquanto a RC exige que os indivíduos mudem sua dieta habitual, na visão calórica, a ART permite que os indivíduos mantenham sua dieta habitual dentro das janelas de alimentação.

A RC pode ser recomendada para a perda de peso inicial e a ART pode ser incorporada quando uma meta de peso é atingida, diminuindo a dependência da contagem de calorias. A ART pode representar vantagens consideráveis ​​sobre RC para promover a manutenção da perda de peso a longo prazo. No entanto, também existem várias barreiras potenciais à adesão ao uso de uma estratégia ART que devem ser consideradas em estudos futuros.

Importante: A distribuição de macro e micronutrientes e o valor nutritivo dos alimentos apresentam vantagens metabólicas, ou seja, presença de compostos bioativos (em vegetais), nutrientes e tipos de ácidos graxos atuam como sinalizadores e geram alteração no metabolismo celular que vão modular as respostas biológicas, então não é só calorias, o emagrecimento também sofre variações em relação a essa distribuição (qualidade), bem como a frequência e tempo das refeições.

Procure ajude profissional para definir a melhor estratégia para você!


Advances in Nutrition, Volume 12, Issue 2, March 2021, Pages 325–333, https://doi.org/10.1093/advances/nmaa168


Compartilhe:

ASSINE A NEWSLETTER

Assine a newsletter e fique por dentro das novidades da nutrição funcional.

    Não se preocupe, seu e-mail está salvo em minha base de dados e não será repassado a terceiros.

    © 2014. Anna Cláudia Loyola - Nutricionista.

    As informações contidas neste site não caracterizam um atendimento. É importante considerar os aspectos individuais para que o tratamento seja melhor direcionado.

    Como posso te ajudar?