Blog

Segundo o posicionamento da American Dietetic Association, ADA, dietas vegetarianas podem fornecer benefícios na prevenção e no tratamento de várias doenças. Um vegetariano é uma pessoa que não come carne, aves ou frutos do mar, ou produtos que contenham esses alimentos. Os padrões alimentares dos vegetarianos podem variar consideravelmente. O ovo-lacto-vegetariano inclui os produtos lácteos e ovos e lacto-vegetarianos exclui os ovos, já o vegan, ou vegetariano total, exclui todos os produtos de origem animal. As dietas vegetarianas são frequentemente associadas com um certo número de vantagens para a saúde, pois tendem a ser menores em gordura saturada e colesterol e têm níveis mais altos de fibra dietética, magnésio e potássio , vitaminas C e E , folato, carotenóides, flavonóides e outros fitoquímicos, no entanto, podem ter menor ingestão de vitamina D, B12, Zinco, Ferro, Cálcio e ômega 3 EPA/DHA no óleo de peixe. O Ômega 3 ALA, da linhaça, chia e nozes pode ser convertido no fígado a EPA e DHA mas essa bioconversão pode ser inferior, no caso de mulheres grávidas e lactantes, por exemplo, a recomendação de DHA é ainda maior devido aos benefícios de neurodesenvolvimento. O zinco, além das fontes animais, tem boas fontes em nozes, grãos, soja, feijão, sementes, mas devido a maior concentração de acido fítico nas dietas vegetarianas a absorção do zinco pode ser menor, assim como ferro e cálcio, mas o cálcio em dietas ricas em carnes e leites, produz uma elevada carga ácida e uma maior excreção de cálcio, e o consumo de frutas verduras e legumes mantem um PH mais alcalino favorecendo a biodisponibilidade do cálcio das fontes vegetais. O ferro de origem vegetal é não-heme que é sensível à inibição, por outro lado, as maiores fontes de vitamina C nas dietas vegetarianas podem aumentar a absorção de ferro. Para o vegan, as melhores fontes de vitamina B12 e vitamina D, são as de origem animal, o que podem ser suplementadas. É necessária uma avaliação individual para avaliar com precisão a qualidade nutricional da dieta. Uma dieta vegetariana, quando bem planejada, pode fornecer vários benefícios para a saúde.

Referência:
Position of the American Dietetic Association: Vegetarian Diets. Journal of the AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION. July 2009 Volume 109 Number 7.


Compartilhe:

ASSINE A NEWSLETTER

Assine a newsletter e fique por dentro das novidades da nutrição funcional.

    Não se preocupe, seu e-mail está salvo em minha base de dados e não será repassado a terceiros.

    © 2014. Anna Cláudia Loyola - Nutricionista.

    As informações contidas neste site não caracterizam um atendimento. É importante considerar os aspectos individuais para que o tratamento seja melhor direcionado.

    Como posso te ajudar?