Blog
As práticas de medicina complementar e alternativa, incluindo o uso de nutracêuticos, aumentaram nas últimas décadas. Extratos da casca do gênero Cinnamomum (“canela”), comumente usados como agentes aromatizantes, têm sido empregados desde os tempos antigos para o tratamento de artrite e outras doenças inflamatórias, e são atualmente utilizados como suplementos terapêuticos para diabetes tipo 2.
O pré-diabetes representa uma progressão anual para diabetes tipo 2 variando de 3% a 11% dependendo da população. A conversão de pré-diabetes em diabetes tipo 2 pode ser efetivamente evitada com modificações no estilo de vida e emagrecimento.
A canela pode ajudar a controlar o açúcar no sangue em pessoas com pré-diabetes e ajudar a reduzir o aparecimento de diabetes tipo 2, de acordo com um estudo publicado no Journal of the Endocrine Society . Os pesquisadores compararam a glicose de jejum em participantes com pré-diabetes que tomaram suplemento de canela (500mg, o que equivale a 1/2 colher de café) ou placebo, por 12 semanas. Aqueles que tomaram o suplemento de canela tiveram níveis de açúcar no sangue mais estáveis e melhoraram a tolerância à glicose do que aqueles no grupo placebo. Os resultados também mostraram melhorias nos níveis de hemoglobina glicada, uma medida dos níveis de açúcar no sangue ao longo de 3 meses, e outros biomarcadores para diabetes tipo 2 que os autores observaram ser significativos para retardar a progressão da doença.
Importante destacar que apesar dos efeitos favoráveis, a duração relativamente curta do estudo não nos permite tirar conclusões sobre a durabilidade dos efeitos da canela, isso porque pode ocorrer uma diminuição do efeito, assim como é observado com certos medicamentos básicos para diabetes. Mas associar a canela com outras práticas complementares e mudanças no estilo de vida, vão de fato ser efetivas na progressão da pré-diabetes.
Romero GR, Lee J, Mulla CM, Noh Y, Holden C, Lee BC. Influence of cinnamon on glycemic control in subjects with prediabetes: a randomized controlled trial. J Endocr Soc. Published online July 21, 2020.
https://doi.org/10.1210/jendso/bvaa094
Compartilhe:
© 2014. Anna Cláudia Loyola - Nutricionista.
As informações contidas neste site não caracterizam um atendimento. É importante considerar os aspectos individuais para que o tratamento seja melhor direcionado.