Blog

inflamação crônica de baixo grau

Na inflamação crônica de baixo grau a disbiose intestinal também está altamente associada. Na disbiose ocorre o rompimento da integridade da membrana intestinal, o que contribui para o aumento da permeabilidade intestinal, conhecido como intestino permeável.​ Esses eventos podem levar à passagem de endotoxinas bacterianas, como os LPSs de bactérias Gram-negativas, através da membrana intestinal.​ Esse processo foi descrito como endotoxemia metabólica, desencadeando respostas inflamatórias.

Quando em circulação, o LPS se liga à proteína de ligação ao polissacarídeo e é transferido para o receptor CD14.​ O LPS do receptor CD14 é então transferido para o complexo receptor Toll-like 4 (TLR4)/fator de diferenciação mielóide-2 na superfície de várias células, que ativa genes alvo a jusante, por exemplo, NF-κB, desencadeando respostas inflamatórias.

Além da disbiose, outros gatilhos mais comuns para a inflamação crônica de baixo grau incluem: infecções crônicas, inatividade física, obesidade (visceral), alimentação, estresse psicológico, distúrbios do sono e ritmo circadiano interrompido e exposição a xenobióticos, como poluentes do ar, produtos químicos industriais e tabagismo.

Consequências:

As consequências da inflamação crônica de baixo grau incluem: síndrome metabólica, diabetes, doença hepática gordurosa não alcoólica, doença cardiovascular, lesão pulmonar, depressão, doenças autoimunes, doenças neurodegenerativas, sarcopenia, osteoporose, imunosenescência e processos alérgicos.

Comece mudando os hábitos de vida e alimentares, já que são fatores modificáveis, mas comece aos poucos, em uma transição gradual, mudanças drásticas podem gerar um estresse psicológico maior, ai estaremos incluindo um gatilho, desacelere e procure ajuda profissional.


Advances in Nutrition, 31, AN INTERNATIONAL REVIEW JOURNAL, March 2021.
Nature Medicine, 25, 1822-1832. December 2019.


Compartilhe:

ASSINE A NEWSLETTER

Assine a newsletter e fique por dentro das novidades da nutrição funcional.

    Não se preocupe, seu e-mail está salvo em minha base de dados e não será repassado a terceiros.

    © 2014. Anna Cláudia Loyola - Nutricionista.

    As informações contidas neste site não caracterizam um atendimento. É importante considerar os aspectos individuais para que o tratamento seja melhor direcionado.

    Como posso te ajudar?