Blog
Infelizmente é muito comum a realização de check up ou exames de rotina sem a inclusão de micronutrientes, que deveria ter, pelo menos, as vitaminas e minerais que estão disponíveis por planos de saúde(boa parte), com exceção do Selênio, como Zinco, Cálcio, Magnésio, Potássio, Fósforo, Ferro, Cobre, Vit B9, B12, A, C, E e D, ou mínimo esses no particular. Os nutrientes citados, assim como todas as vitaminas do complexo B e aminoácidos, além da água e glicose, exercem inúmeras funções no organismo.
A carência de micronutrientes continua sendo um dos problemas de saúde pública no Brasil e não se restringe às regiões menos privilegiadas do país. A biodisponibilidade de um nutriente é afetada por diversos fatores como idade, sexo, polimorfismos, dieta, interações, doses, presença de metais tóxicos, entre outros. Além das carências o excesso e as toxicidades também devem ser consideradas.
Os nutrientes podem dizer muito sobre você, como por exemplo, deficiência ou excesso de ferro, deficiência ou excesso de selênio, deficiência de Zn, deficiência de aminoácidos e das vitaminas do complexo B, podem estar associados a queda de cabelo.
Para a função mitocondrial você precisa de vitaminas do complexo b, ferro, cobre, zinco, manganês, aminoácidos, selênio, vitamina c, magnésio, além de compostos bioativos. A mitocôndria é uma organela celular responsável pela produção de energia e se não está em funcionamento adequado, essa falta de energia pode ser no seu músculo durante uma atividade física, no seu coração que pode começar a bater mais devagar e com isso aumentar o seu volume, no seu cérebro o neurônio sem energia não vai funcionar adequadamente e predispor a desordens como compulsão, ansiedade, alterações de memória, depressão, etc. Se tem anemia por deficiência de ferro, vai produzir menos energia, vai transportar menos oxigênio para as mitocôndrias e ter consequências sistêmicas, anemia também é um prognóstico ruim para doenças cardiovasculares e neurológicas, e no metabolismo do ferro vai precisar de vitamina C, vitamina A, Cobre, entre outras condutas.
Para um bom funcionamento da tireoide vai precisar de vitamina A, Vitamina D, selênio, ferro, zn, cobre, complexo b, iodo. Para imunoestimulação: Vitamina A, D, C, E, Se, Zinco, Complexo B, Magnésio e aminoácidos. E se seu objetivo é emagrecimento e tem deficiências de micronutrientes, o objetivo pode não ser alcançado e mantido, já que vai precisar de vários nutrientes para melhorar a resistência à insulina, estresse oxidativo e inflamação.
A avaliação de nutrientes é de grande importância, seja em qualquer condição clínica do paciente. Procure seu nutricionista, avalie e adapte a dieta as suas necessidades nutricionais!
Compartilhe:
© 2014. Anna Cláudia Loyola - Nutricionista.
As informações contidas neste site não caracterizam um atendimento. É importante considerar os aspectos individuais para que o tratamento seja melhor direcionado.