Blog
De acordo com as publicações científicas atuais, a prática vegetariana pode proporcionar diversos benefícios a saúde, desde que bem planejada para evitar deficiências nutricionais.
Os vegetarianos ingerem frequentemente grandes quantidades de carboidratos, fibras dietéticas, vitaminas, minerais e antioxidantes, sendo necessário maior atenção na dieta, no que diz respeito a ingestão de proteínas e aminoácidos essenciais.
De acordo com o posicionamento do American College of Sports Medicine, a baixa ingestão energética pode resultar em perda de massa muscular, distúrbios no clico menstrual, perda de massa óssea e aumento do risco de fadiga e lesões, mas as dietas vegetarianas, geralmente, possuem altas taxas de carboidratos, disponibilizando substrato para uma melhor síntese de glicogênio.
Com relação a ingestão de proteína, os vegetarianos normalmente ingerem valores mais baixos, quando comparados a indivíduos não vegetarianos. O conteúdo proteico dos alimentos de origem vegetal é geralmente menor e possui aminoácidos limitantes em comparação aos alimentos de origem animal. Mas os estudos atuais mostraram ótimos resultados no ganho de massa muscular com o uso proteínas vegetais, como a proteína de arroz, proteína da ervilha, proteína da soja, pois possuem um perfil de aminoácidos próximo ao ideal.
Alcançar a adequação de proteínas, em termos quantitativos, a partir de fontes vegetais, é possível, mesmo em uma dieta vegan, sendo primordial a combinação de diferentes fontes dietéticas para que se garanta a ingestão balanceada de aminoácidos.
Fonte: Aditivos e Ingredientes. Abril 2014 nº 107.
Compartilhe:
© 2014. Anna Cláudia Loyola - Nutricionista.
As informações contidas neste site não caracterizam um atendimento. É importante considerar os aspectos individuais para que o tratamento seja melhor direcionado.