Blog
O cacau é apresentado como o alimento com um maior conteúdo de flavonóides como as catequinas, epicatequina e procianidinas. O conteúdo de procianidinas do chocolate amargo é maior, do que o encontrado em outra fonte, muita rica neste tipo específico de flavonóide, como a maçã e vinho. Esses componentes exercem várias funções como, por exemplo, na ação antioxidante, diminui a peroxidação lipídica, protege contra a oxidação da LDL, inibe a ativação e agregação plaquetária, ativa a síntese endotelial de oxido nítrico, com ação vasodilatadora no endotélio, contribuindo para a diminuição da pressão arterial, preveni a depleção de α-tocoferol (vitamina E), atuando como um antioxidante de reatividade intermediária entre vitamina C e vitamina E. Os benefícios atribuídos ao chocolate devem-se à presença do cacau em sua composição. A quantidade de flavonóides presente no cacau, no mínimo 70% cacau, confere proteção contra doenças cardiovasculares, devido ao seu efeito antiinflamatório, hipotensivo, anti-plaquetário e antioxidante. Procure sempre um nutricionista para um plano alimentar adequado e individualizado.
Referência:
Nogueira, L.P. Avaliação do efeito da ingestão do chocolate-cacau 70% sobre a pressão arterial, biomarcadores circulantes da função endotelial, metabolismo glicídico e lipídico em hipertensos primários estágio1. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.2009.
Compartilhe:
© 2014. Anna Cláudia Loyola - Nutricionista.
As informações contidas neste site não caracterizam um atendimento. É importante considerar os aspectos individuais para que o tratamento seja melhor direcionado.