Blog
A deficiência de B12 pode estar associada às doenças ou a alguma condição clínica, muito além da ingestão, o que é bem comum.
Possíveis sintomas: dificuldade de concentração e aprendizado, esquecimento, depressão, ansiedade, fadiga, sensação de formigamento nas extremidades, tonturas e perda da força.
Diversos estudos no mundo demonstram elevada prevalência de deficiência dessa vitamina. No Brasil, sua deficiência acomete mais de 50% da população onívora.
As únicas fontes seguras de vitamina B12 são as de origem animal, alimentos enriquecidos e suplementos.
Mas devemos investigar e monitorar os níveis, mesmo quando se tem uma ingestão alimentar de origem animal, ainda mais em portadores das doenças/condições mencionadas na imagem.
Então vale monitorar para todo mundo, vegetariano ou não.
Atenção: Na dieta vegetariana estrita que não inclui alimentos enriquecidos com essa vitamina em teor adequado deve haver suplementação. Esse é o único nutriente que pode estar ausente na dieta vegetariana estrita.
O diagnóstico preciso da deficiência de vitamina B12 necessita, teoricamente, além da sua dosagem, da dosagem de ácido metilmalônico, que, quando elevado, confirma a deficiência. Devido ao custo e à disponibilidade, a dosagem do ácido metilmalônico nem sempre é acessível.
Um estudo que avaliou a correlação entre o nível sérico de vitamina B12 e o de ácido metilmalônico demonstrou que, quando a B12 está abaixo de 490 pg/mL (lembrado que os valores de referência de dosagem normal variam de cerca de 200 a 980 pg/mL), é alta a prevalência de indivíduos com ácido metilmalônico elevado e, portanto, com deficiência de vitamina B12.
Assim, o nível seguro de vitamina B12 deve ficar acima de 490 pg/mL.
É importante uma avaliação médica para analisar/tratar qualquer condição clínica associada e para que as terapias nutricionais sejam melhor direcionadas.
Para o tratamento da deficiência, é preciso utilizar dose elevada da vitamina e, em alguns casos, a via injetável (sob prescrição médica).
Não há regras para a dose de manutenção, pois ela depende da condição clínica de cada pessoa.
Sociedade Vegetariana Brasileira – adaptado. Guia alimentar.
Compartilhe:
© 2014. Anna Cláudia Loyola - Nutricionista.
As informações contidas neste site não caracterizam um atendimento. É importante considerar os aspectos individuais para que o tratamento seja melhor direcionado.